Monalisa de Batom, Saúde
01/08/2017
0 Comentários

Plástica de Gengiva? Tem e fica lindo!

E depois de bons meses sem, eis que nosso Diário Odontológico voltou e trouxe em pauta o tema da vez: plástica de gengiva (ou plástica gengival) e tudo o que você gostaria de saber sobre ela.

Confesso que assim como para muitas de vocês, esse era um assunto novo pra mim e só fiquei a par quando em uma das minhas várias consultas a Dra. Angela Tiburski – fase pré invisalign –  comentou sobre.

Nunca imaginei que existia uma cirurgia para diminuir as gengivas ou (como foi meu caso) alinhá-las, mas logo que descobri já coloquei na listinha de procedimentos a serem feitos durante meu tratamento odontológico.

Não que eu tivesse a gengiva alta (era bem pouquinho na verdade), mas ela não era alinhada e resultava num sorriso não tão harmonioso, e acreditem meninas: o fato dela ser desalinhada dava ao meu sorriso a impressão de eu ser mais dentuça do que realmente era.  É impressionante o que aprendemos dentro de um consulta, ehehehe.

Apesar de ser algo que eu queria fazer desde que eu descobri (ansiedade modo 1000) eu tive que esperar todo meu tratamento com o aparelho terminar, afinal não adiantaria eu mexer enquanto meu sorriso estava em movimentação, certo? Mas foi a melhor coisa a se fazer, pois o resultado foi impressionante.

Eu fiz a “cirurgia” (foi tão de leve que nem pareceu cirurgia ehehhe), com a Dra. Marcia Garcia Viviani há quase 3 semanas (esperei mais dias pra poder contar melhor pra vocês sobre) e foi bem, bem sossegado.

Mas vamos do começo, o que é plástica gengival e para que serve?

É um procedimento utilizado para correção da forma e posicionamento das gengivas. E pra quem não sabe esse recontorno cirúrgico pode ser um fator decisivo para a harmonia entre lábios, dentes e linhas do sorriso.

Alias, segue aqui um dado numérico que a Dra. Marcia comentou: quase 30%  da população feminina tem o sorriso gengival alto e embora nem todas saibam há sim formas cirúrgicas de alinha-los.

Diversos tipos de correções gengivais são possíveis, como a equalização de alturas, remoção de gengiva escura ou acinzentada pelo metal de prótese dentárias e a readequação estética para próteses dentárias em porcelana ou fechamento de espaços entre os dentes (diastemas).

Mas para saber qual é o seu, é necessário marcar uma consulta com a Dra e assim juntos conversarem. Pois ela trabalhará a análise facial do paciente em questão para verificar a simetria e as proporções faciais. Esse procedimento inicial é bem simples e vocês não tem noção do quanto vocês descobrem do seu sorriso. =)

Agora falando do meu caso, a Dra Marcia usou a técnica da gengivectomia, que é menos invasiva (pra vocês terem uma ideia nem pontos eu precisei levar pós cirurgia) e foi feita apenas para regularizar a altura das minhas gengivas.

O procedimento durou em torno de 2 horas – não doeu nada – e saí de lá medicada e sem dor alguma. Alias assim fiquei os 3 dias de molho em casa, sem sofrer. Cada caso é um caso mas eu tive uma recuperação muito boa, e logo no dia seguinte à cirurgia minha gengiva já estava menos vermelha e pude notar o resultado.

Segundo a Dra Marcia o tempo necessário para uma cicatrização completa da gengiva é até de 90 dias e a recuperação da cirurgia são 10 dias, mas isso depende muito do paciente e do tipo de técnica que é usada, a minha foi mais tranquila.

Confesso que fiquei com receio de sentir dor, de que quando fosse passar o fio dental doeria, e fiquei surpresa em não ter sentido. Pra não dizer que não houve um desconforto, houve sim na hora de escovar o dente, se eu não o fizesse com cuidado poderia machucar a gengiva que estava um pouco sensível, mas foram apenas nos primeiros dias (e por dica da Dra Marcia usei uma escova infantil nesse interim).

Em primeiro momento se vocês me encontrarem na rua e verem meu sorriso não vão notar que fiz a plástica gengival (mérito todo da minha dentista querida), mas é nesse antes e depois que verão resultado. Eu é claro noto sempre, e sou tão agradecida por esse procedimento ehehe. Se eu já vinha amando meu sorriso com o alinhamento dele nem preciso dizer o quanto fiquei feliz não é?

Antes e depois.

Plástica de Gengiva? Tem e fica lindo!Plástica de Gengiva? Tem e fica lindo!Plástica de Gengiva? Tem e fica lindo! Plástica de Gengiva? Tem e fica lindo!

E ai gente, deu pra notar a diferença? Obrigada à Dra Marcia e também a Dra Angela (que alinhou meus caninos que eram maiores) por me darem o sorriso que sempre sonhei. E se vocês que estão lendo esse post sentirem interesse em saber mais sobre o procedimento, entrem em contato com a Orto e Arte, eles são incríveis e eu super recomendo o trabalho deles viu?

Orto e Arte; (47) 98886 6666.

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho