A moda da casa
29/06/2018
0 Comentários

Cinco tendências direto da Casa Cor SC

colunadeboravolpi
Do luxo ao minimalismo. Do clássico ao contemporâneo. Do verde da floresta ao azul do mar. Esse mix de inspirações e referências convive em perfeita harmonia nos ambientes da Casa Cor Santa Catarina, maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas.
Inspirados pelo tema “Casa Viva”, os arquitetos desta edição transformaram as residências em um verdadeiro refúgio. Um lugar acolhedor, onde é possível estar em conexão com a natureza e em contato com o que mais se ama.
A “Casa Viva” tem, acima de tudo, “vida”! Ela desperta sentimentos. Faz brilhar os olhos. Traduz emoções. Conta histórias. Revela memórias. E claro: acompanha os hábitos de consumo da sociedade, apontando o que está em alta no segmento.
Visitei o evento em Itapema (SC), e selecionei cinco principais tendências apresentadas nos ambientes assinados por 56 profissionais, confira:
 
Menos é mais
O conceito de um estilo de vida minimalista e focado no bem-estar, esteve presente nos ambientes da Casa Cor SC. Um dos destaques, neste sentido, é a “Cozinha Dinamarquesa”, assinada pelas irmãs Linda Martins e Cris Araújo. O ambiente, inspirado no estilo escandinavo, traduz o design na sua forma mais pura. O resultado é um espaço que preza pela funcionalidade e pelo conforto máximo. Linhas retas, tons neutros, madeira lavada e toques dourados foram as principais escolhas das designers.
Verde! Muito Verde!
Proporcionar uma conexão com a natureza, mesmo estando dentro de casa, foi um dos recursos mais utilizados pelos arquitetos da mostra para traduzir o conceito de “Casa Viva”. Um exemplo disso é a sala “Happy End”, assinada pela arquiteta Juliana Marodin, que buscou, por intermédio dos materiais, conectar-se ao que realmente importa na existência. Tons ousados como o verde, azul e rosa entram em sintonia com a estante metálica. Um dos destaques do projeto está no uso de Kokedamas, que trazem a beleza natural ao espaço. A bola de musgo é uma técnica japonesa, variante do bonsai, e pode ser feita com qualquer tipo de planta, entrando aí a originalidade de cada um. Detalhe interessante: vários fornecedores da região Norte aparecem no ambiente. A estante é assinada pela jaraguaense Projemóveis; o revestimento cimentício é da corupaense Palazzo e o tapete é da empresa de Guaramirim, Casa Mais.
Rosé
Viagens encantam, engrandecem culturalmente, relaxam e também servem de inspiração. Esse foi o ponto de partida para a criação do Restaurante Mood, ambiente funcional da Casa Cor, assinado pelos arquitetos Fábio Vitorino e Leandro Sumar, em parceria com Diogo Lemos. O projeto traz referências do décor europeu, unindo o estilo clássico ao contemporâneo. Destaque para os estofados e banquetas em veludo holandês no rosé, uma das cores que mais aparece na mostra. Delicado, sutil e, ao mesmo tempo, impactante, esse tom confere luxo à decoração.
 
50 tons de cinza!
O cinza, definitivamente, caiu no gosto de arquitetos, designers e consumidores. Neutra, e fácil de coordenar, a tonalidade invade da cozinha ao quarto de dormir. O Loft Gris! que o diga! Os tons de cinza estão em todo o espaço e fazem contraste com o violeta – eleito pela Pantone a cor de 2018. O layout integra estar, jantar e cozinha, com destaque para o sofá, desenhado pelo escritório, que une esses espaços. Um jardim com plantas naturais traz a sutil transição entre as áreas social e íntima. O ambiente é assinado pela dupla Maria Ondina Garcia e Eluize Mendes.
Geométricos
Revestimentos, tapetes e objetos decorativos geométricos seguem em alta. Eles agregam um toque contemporâneo aos projetos. Destaque para as listras, quadrados e grafismos. As formas geométricas podem ser combinadas entre si, e também com outras estampas, ou em tons neutros.

unnamed-1unnamed-2unnamed-3unnamed-4unnamed-5unnamed-6unnamed-7unnamed-8unnamed-9unnamed-10Foto: William Bucholtz Fotografia

unnamed

Foto: William Bucholtz Fotografia e Divulgação Casa Cor
Gostaram do post? Para mais informações sobre (datas, valores de entrada ) da Casa Cor é só acessar este link aqui.
E já sabem, para doses de inspiração diárias só me seguir no insta @apto603 😉

 

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho