A moda da casa
24/08/2018
0 Comentários

Como aliar beleza e funcionalidade aos ambientes?

colunadeboravolpi

Quem está na fase de montagem ou reforma do apê costuma recorrer à internet em busca de dicas e, principalmente, inspirações. Mas a principal dificuldade está em traduzir aquelas imagens salvas do Instagram ou Pinterest em algo viável ao espaço que temos. Afinal, um ambiente não precisa apenas ser bonito. Ele deve ser, antes de tudo, funcional.

Mas como agregar beleza e funcionalidade a um mesmo ambiente? Eu fui em busca desta resposta e, para isso, contei com a “ajudinha” de três arquitetas de Jaraguá do Sul.

Segundo as especialistas, alguns detalhes devem ser avaliados antes mesmo da compra do imóvel. “Primeiramente, verifique se o seu imóvel recebe sol e em qual horário isso ocorre. O sol da manhã é sempre o mais indicado. Verifique também se todos os ambientes têm entrada para luz e ventilação natural”, orienta a arquiteta Ana Carolina Nocelli.

Outro desafio está na otimização dos espaços. Hoje, os apartamentos estão mais compactos, ou seja, é preciso aproveitar cada cantinho. “Os móveis sob medida, neste contexto, são os mais indicados. Eles oferecem a possibilidade de personalização. Cada ambiente é projetado conforme a necessidade e personalidade do morador”, acrescenta. Ainda de acordo com a arquiteta, todo ambiente precisa ser pensado e projetado, não só do ponto de vista estético, mas também funcional . “A decoração adequada é uma forma de tornar o ambiente mais aconchegante e bonito. Os móveis sob medida se encarregam de tornar o cômodo mais funcional. Gosto de destacar também a importância da iluminação adequada, que faz toda a diferença para tornar o ambiente mais bonito e aconchegante”, conclui.

?????

?????

Créditos:

Projeto: Ana Carolina Nocelli.

A arquiteta Dayane Siewerdt concorda. Para ela, um ambiente bonito e funcional pode ser resumido em um espaço “aconchegante, com uma iluminação agradável, prático, sem excessos, com objetos organizados e à mão, circulações confortáveis e com materiais, ou acabamentos, que auxiliem na limpeza e durabilidade”.

5cda3d9b-367b-49c9-ae6f-db921ef6661c b7f26b2a-544e-4054-b12f-12a08fb973f3 d10e5e17-0842-411e-b77c-9e73ff50b9af

Créditos:

Projeto: Dayane Siewerdt

Uma dica importante é imprimir sua personalidade ao projeto E antes de projetar um móvel, pensar na sua rotina, no seu modo de viver. “O bonito e funcional toma a forma da rotina de cada um. A gente sempre prioriza o jeito que cada cliente usa o seu espaço. Então tem desde aquela pessoa que usa sua casa de forma padrão até aquele cliente que não tem TV, e a sala vira home office, por exemplo. Tem cliente que dispensa mesa de jantar  e prefere uma bancada de refeição rápida. Tudo isso deve ser respeitado”, acrescenta a arquiteta Ana Marangoni.

01 ARTHUR E BRUNA-AB SOCIAL 01 02-DANI LUCAS íntimo 05 V02-VeR social 10

Créditos:

Projeto: Ana Marangoni.

Tendências

Além de avaliar a funcionalidade e a beleza dos espaços, os arquitetos estão sempre antenados com as principais tendências. Assim, agregam estilo às composições, sem, é claro, deixar de lado os gostos pessoais de cada cliente. “O uso de revestimentos com certeza está mais em alta do que nunca. E dentro deles eu dou total destaque aos revestimentos 3D e aos padrões marmorizados. Já tivemos a fase da pintura colorida, do papel de parede e agora os revestimentos – cerâmicos, porcelanatos, pedras naturais – estão com tudo”, enfatiza Ana Marangoni.

Hoje, as casas estão se transformando em verdadeiros refúgios. O dia a dia agitado faz com que as pessoas busquem maneiras de se reconectar com a natureza. Com isso, os elementos naturais ganham espaço. “O que notamos presente em muitos elementos, atualmente, é a natureza em sua totalidade. Estampas e objetos de decoração que ilustram animais e folhagens. E também muitas empresas moveleiras que contam com opcionais de itens e acessórios em pedras e materiais naturais”, comenta Ana Carolina Nocelli.

“Adoro os ripados em madeira que dão a sensação de aconchego, tanto utilizados em marcenaria quanto em paginações de piso. Móveis no estilo americano com molduras e reentrâncias também estão supera em alta”, acrescenta, Dayane Siewerdt. Elas destacam ainda, entre as principais tendências para o decor, o rosé gold, o vidro, o acrílico, os revestimentos metálicos e as estampas geométricas.

E ai, gostaram das dicas? Para doses diárias de inspiração só nos seguir no insta @apto603.

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho