A moda da casa
15/12/2017
0 Comentários

Organizar é preciso

colunadeboravolpi

Organizar. Otimizar. Desapegar. Quem está em processo de mudança, reforma, ou obra, precisa aprender a “praticar” esses três verbos. Isso porque uma casa nova exige, além de funcionalidade, beleza e conforto, muita ordem.

Por isso, eu conversei com as consultoras em organização, Rosangela Luçoli e Flávia Bertholdi, da Essencialle Consultoria em Organização, em busca de dicas para deixar o “apê” mais bonito, prático e leve.

Captura de Tela 2017-12-14 às 15.33.01

Confira a entrevista:

À Moda da Casa: Mudar de casa é quase que passar a vida a limpo. Que dicas você dá para quem vive esta fase?

Rosangela Luçoli: A dica principal para que esta fase seja prazerosa é planejamento. Dedique um tempo para registrar suas necessidades e restrições, conciliando o sonho e  a realidade. Para começar, é preciso ter muita clareza do espaço disponível e avaliar itens como o orçamento disponível, as questões de estética e a funcionalidade dos ambientes. Nem sempre o mais bonito é o mais funcional para o dia a dia. Portanto, eleja prioridades. É importante ainda fazer uma triagem dos seus pertences e levar para a casa nova somente o que realmente for usar.

AMDC: Essa fase exige desapego, não é mesmo? Como fazer um descarte consciente dos itens?

Flávia Bertholdi: Essa é a parte mais difícil do processo de organização, sendo necessário, inclusive, um preparo emocional. É fundamental que se tenha em mente os ganhos que a organização, que muitas vezes precede a mudança de estilo de vida, trará para compensar as escolhas difíceis. O descarte começa na triagem, onde você deve  separar os seus pertences por categorias. É preciso dividir os itens entre: o que é de uso, o que necessita de algum tipo de reparo, o que deve ser devolvido, objetos que não são usados há mais de um ano e o que tem um valor sentimental. Os itens que necessitam de reparo devem ir para o conserto, antes de serem guardados novamente. E para o que não foi usado há mais de um ano, o conselho é desapegar, pois você não precisa mais desta peça. Para ajudar no processo, pense que esse objeto pode ser útil a outra pessoa, então decida-se por doar ou vender. E quanto ao item com valor sentimental, tome cuidado: ele deve ocupar a menor porção possível de espaço. Considere que a melhor lembrança é aquela que guardamos em nossa memória e no coração.

AMDC: Feito este processo de triagem e descarte, como manter a organização da casa nos períodos seguintes?

RL: Considerando sua rotina, programe um tempo diário para a organização. Seja realista e não retire esse tempo do seu lazer ou descanso, pois novamente, isso dificultará o cumprimento. Mesmo que sejam quinze minutos diários, crie uma rotina de organização.

AMDC: Como a organização pode ajudar a ter uma vida melhor e mais leve?

FB: Somos seres mutantes, portanto, nosso estado de espírito é muito influenciado pelos ambientes em que vivemos. Basta pensar como você se sente ao entrar em um local em desordem, sujo, onde tem dificuldades de localizar o que precisa. Com certeza, você se sentirá deprimido, estressado ou mau humorado. E o contrário? Como você se sente num local com conforto visual (limpo, sem obstruções e ordenado) e com acesso aos itens que precisa?  O sentimento é de conforto,  harmonia e bom humor. Organizar e manter organizado nos traz ganhos de tempo no dia a dia, evita o estresse desnecessário e, muitas vezes, até reduz custo, pois você tem acesso facilitado ao que tem e não corre o risco de repetir a compra de um item.

AMDC: Um dos locais mais difíceis de se manter organizado é o closet. Quais as dicas , neste sentido?

RL: Acreditamos que só se consegue a funcionalidade de um closet quando o espaço estiver adequado ao volume de roupas. Não há organização que salve um closet muito lotado. Então a dica é: desapegar daquilo que não serve, não gosta ou está sem condições de uso. Após isso, crie a rotina de sempre que comprar uma peça, doar uma outra que já não utiliza tanto. Para facilitar a visualização dos itens faça a troca de estação, guardando em locais mais altos e em embalagens fechadas e adequadas, as roupas e sapatos da estação que acabou.

closet-5-170103-094806 cozinha3 home-office-papel-parede-decoracao-rosa-170109-111236 2016-05-26-1464280503-1289573-organizedbedroomcloset-e1493855376743

Fotos: Divulgação

E ai, gostou e quer mais doses diárias de pura inspiração? Então nos siga no instagram: @apto603

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho