Beleza, Saúde
28/11/2017
0 Comentários

Tudo (e mais um pouco) sobre o trabalho de um nutrólogo

Desde que postei um vídeo com a minha mãe na Dra. Cristiane Molon (alias, como bombou esse stories meninas do céu), recebi muitas mensagens ou perguntando mais sobre o trabalho de um nutrólogo ou mesmo confirmando o quanto é importante esse assunto.

Eu mesma, quando fui com a Dona Sola na primeira consulta (e amei) fiquei cheia de vontade de fazer uma tratamento com ela, pena que na outra semana já vinha pra Alemanha. Mas a minha mãe continua firme e forte, e ela me contou que está amando.

O tratamento dela especificamente não vem ao caso agora, é algo bem pessoal e vocês sabem como funciona esse pacto médico e paciente, mas considero uma informação de utilidade pública falar sobre o trabalho de uma nutróloga e de toda a sua importância. Sim gente, é importante!

Muito se fala sobre qualidade de vida hoje em dia, sobre alimentos, sobre saúde, sobre beleza e bem estar. Mas a pergunta é: vocês sabem o quanto uma coisa está interligada à outra?

Conversando com a Dra. Cristiane Molon, ela me contou um pouco mais sobre qual é o trabalho de um nutrólogo e o que é a nutrologia.

Só se pode falar de qualidade de vida quando sabemos o que estamos comendo e como esse alimento está sendo processado no nosso corpo. A nutrologia é a especialidade médica voltada ao diagnóstico e tratamento dos desequilíbrios relacionados à alimentação e estilo de vida. Ela trata de pequenos ajustes para quem busca viver bem, até anemia, estresse crônico, fadiga, doença celíaca, diabetes, obesidade, artrite e muitas outras.

Olhando o paciente na sua totalidade, facilita o entendimento da dualidade doença-saúde. Estamos falando de emoções, alimentação, genes, a carga que cada um traz e como isso se relaciona com o equilíbrio orgânico.

Já é sabido que os pensamentos e comportamentos contribuem para gerar a doença, assim como o alimento, o ambiente em que se vive, o sono e o estresse podem ter efeitos nefastos no nosso organismo. Os alimentos e nutrientes interagem com os genes, ativando mensagens de saúde ou doença, de ganho ou perda de peso.

Tudo (e mais um pouco) sobre o trabalho de um nutrólogo

Lembrando que comida é droga e remédio. Se ela é um remédio bom ou ruim depende de como a consumimos. O oxigênio é essencial a vida, porém, o mesmo oxigênio é também tóxico para as células. Parte do oxigênio que respiramos, obrigatoriamente, é transformado em radicais livres, moléculas instáveis que podem lesar as células.

Uma dica para reverter esse desequilíbrio é fazer mudanças no estilo de vida, escolhendo melhor os alimentos, movimentando mais o corpo, dormindo mais, respirando adequadamente, usando a inteligência emocional ao seu favor e o uso de antioxidantes e vitaminas, quando necessário. Assim, é possível viver mais e melhor.

Um fato muito importante meninas: Nós somos o que comemos, mas também o que pensamos e sentimos. Não adianta comer só alimentos orgânicos ou sem glúten e viver remoendo raiva e ressentimentos. Para ter qualidade de vida, a congruência é muito importante. É do equilíbrio físico, emocional e nutricional que estamos falando.

Escolher alimentos nutritivos, gerenciar os pensamentos, controlar o estresse e praticar atividade física de forma regular, são os pilares para quem busca qualidade de vida. Não existem comprimidinhos com superpoderes capazes de emagrecer. O caminho é longo e os hábitos saudáveis são conquistados diariamente, com calma, até virar rotina, ou seja, até se automatizar no inconsciente.

Tudo (e mais um pouco) sobre o trabalho de um nutrólogo

Se somos capazes de criar doenças, também somos capazes de curá-las. A dieta perfeita não existe. Podemos falar é na dieta ideal, respeitando a individualidade, a genética e a história de cada um, pois somos únicos. A pílula mágica existe e está dentro de cada um. Mais do que força de vontade e motivação, faz-se necessária a ação, sair da zona de conforto e mudar hábitos.

O primeiro passo é querer mudar e ter paciência consigo mesmo. Pare de culpar os outros pelos problemas e aceite ser a própria mudança. Muitas vezes, caminhamos na contramão, queremos emagrecer de fora do nosso corpo para dentro. Para que o emagrecimento seja eficaz, temos de nos conhecer e identificar o que nos leva a comer compulsivamente.

Com a nutrologia, é possível aliar os conhecimentos da medicina, da alimentação, do ambiente em que vivemos, podendo, dessa forma, descobrir o porquê do surgimento das doenças. Observar essa interação toda é algo diferente de simplesmente prescrever uma receita médica ou encontrar a dieta ideal. Ao entendermos o funcionamento do corpo humano e sua relação com os alimentos, as escolhas do que e de quanto comer tornam o processo de emagrecimento menos complexo.

 

Para quem busca qualidade de vida, é importante frisar que esse ideal não pode ser conquistado a qualquer custo. Cortar completamente determinado alimento, restringir a alimentação, pode levar a quadros compulsivos e à depressão.

As doenças e os sintomas são como “campainhas internas”, sinalizando que algo não está bem e precisa ser modificado, Muitas vezes, é o trabalho que gera insatisfação ou problemas no relacionamento, autoestima baixa, o peso, entre outros. A partir do momento em que a pessoa identifica essas questões, passa a lidar melhor com isso, passa a entender que ela faz parte do processo ativamente, que a doença não é algo colocado no corpo, mas algo criado de dentro para fora.

Então, começa um entendimento do processo saúde-doença, seja obesidade, gastrite, fibromialgia, candidíase a repetição.

O bacana é que com simples mudanças no estilo de vida (dormindo mais, ingerindo mais água, exercitando-se, diminuindo o consumo de alimentos inflamatórios como leite, glúten, açúcar e farináceos) podemos gozar de boa saúde.

Cada pessoa funciona de uma maneira, já que, metabolicamente e geneticamente falando, somos diferentes. Portanto, o tratamento é individualizado.

Como eu comentei lá no início do post, minha mãe está fazendo o tratamento com a Dra Cris e está adorando, é impressionante o quanto ela já melhorou em termos de qualidade de vida sabe.

Eu fiquei impactada com o trabalho da Dra Cristiane, e me surpreendi no quanto cada ação que temos pode impactar no nosso estilo de vida, no que buscamos e no que realmente conquistamos. Não se trata apenas do externo sabe, é muito mais do que existe internamente.

Se vocês procuram alguma melhora em sua vida, seja na alimentação, na qualidade do sono, de vida eu super recomendo um pulinho no consultório da Dra Cris viu meninas?!? ♥

Tudo (e mais um pouco) sobre o trabalho de um nutrólogo

Adendo: Super pensando em trazer mais informações sobre o trabalho de uma nutróloga para o blog, o que acham? Tipo, alguns posts com dicas e tal. E vocês, já conheciam esse trabalho? Me contem aí nos comentários. Vamos adorar trocar experiências viu?

Pra quem quiser conhecer mais sobre a Dra. Cristiane Molon (e sobre a nutrologia) pode entrar em contato através do telefone da clínica no (47) 84101894 e também através de seu site pessoal aqui onde tem muita dica e matérias bacanas.

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho