Beleza, Saúde
31/10/2016
1 Comentário

Cirurgia Ortognática opera milagres sim senhor!

Enquanto meu tratamento com o invisalign segue andando e eu continuo visitando quinzenalmente meus dentistas queridos, vou descobrindo a cada encontro novidades na área odontológica que vão pautando nosso Diário por aqui.

Afinal de contas, nunca neguei que sou super a favor de mudarmos o que nos incomoda certo? Então toda nova informação e todo procedimento que existe pra nos deixar não apenas bonitas mas de bem com nós mesmas é sempre um post bacana de se fazer.

Dias atrás estava conversando com a Dra. Angela sobre um antes e depois incrível que vi no facebook da Orto e Arte e ela me contou que se tratava da Cirurgia Ortognática.

Gente, eu achei tão tão tão maravilhoso o resultado e como alguém que sempre teve uma insatisfação com o sorriso me coloquei no lugar de quem se incomoda com isso e pensei: isso daria um belo post.

E tá ele aqui!

Mas o que é exatamente a Cirurgia Ortognática?

Bom gatas, em uma conversa com a Dra. Fernanda Boing (que é Cirugiã Buco-Maxilo-Facial na O&A) e tem experiência em traumatologia facial, dentes inclusos, patologia buco-facial, tratamento de deformidades dentofaciais (tratamentos orto-cirúrgicos/cirurgia ortognática), dor orofacial, enxertos ósseos e implantes (ufa, ela é babado hein?) ela contou que é uma cirurgia para a correção das deformidades dos maxilares (maxila e mandíbula).

Cirurgia Ortognática

Ela tem como objetivo levar os maxilares para uma posição que possibilite o paciente ter uma mordida adequada, uma face bonita (dentro dos padrões estéticos de beleza), respirando bem (via aérea ampla), com a ATM (articulação têmporo-mandibular) saudável e com saúde periodontal.

Daí vocês se perguntam: mas é uma cirurgia estética ou funcional? A verdade gente, é que são as duas coisas. A Cirurgia Ortognática busca uma reabilitação global do paciente, tanto na função mastigatória, fonatória, respiratória e da ATM, quanto na estética facial. São objetivos indissociáveis.

Aliás, além deles a cirurgia tem outros objetivos como : posicionar os maxilares para que se tenha uma mordida adequada; Respiração (a via aérea deve ficar ampla para o paciente respirar bem e, caso haja, a apnéia do sono deve ser corrigida); ATM (as articulações devem ficar bem posicionadas para evitar dor e cefaléia); Face (os maxilares devem ficar em uma posição que produza uma face considerada esteticamente bela) e a Saúde Periodontal (a posição dos dentes devem ser as mais naturais possíveis para que não haja retrações de gengiva e outras doenças periodontais.

É todo mundo que pode realizar essa cirurgia? Bom gente, pra começo de conversa eu SEMPRE recomendo que a pessoa marque uma consulta com o profissional para analisar seu caso, mas ela está indicada para: mandíbula grande e/ou maxila pequena, mandíbula pequena. maxilares tortos, mordida cruzada posterior; maxila estreita, disfunção da ATM, ronco e apnéia obstrutiva do sono.

Segundo a Dra. Fernanda uma das maiores dúvidas é se é preciso colocar aparelho ortodôntico para realizar a cirurgia Ortognática. Bom, vamos lá…essa cirurgia está indicada para os pacientes em que apenas o tratamento com aparelhos ortodônticos não é suficiente para se ter um resultado satisfatório. Isso não quer dizer que a cirurgia resolve todos os problemas sozinha ok?

Trata-se de um tratamento que não se resume apenas ao ato cirúrgico e sim a um trabalho em conjunto entre o cirurgião, o ortodontista e outros profissionais da área de saúde, como fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, entre outros.

Existe um período prévio de preparação de 18 a 24 meses, onde está incluído o tratamento com aparelho ortodôntico, fonoterapia e psicoterapia. Realizada a cirurgia, há um período de finalização em que é realizado o tratamento ortodôntico por mais 8 a 12 meses, dependendo de cada caso.

Parece uma eternidade, mas não é viu gente. Estou há 1 e 2 meses em tratamento odontológico e sinto que foi ontem que iniciei tudo. Mas o processo é com passos tão pequeninos (mas ao mesmo tempo tão grandiosos) que você não se dá conta do tempo mas sim dos pequeninos resultados que vão resultando no grande. =)

E outra, é uma cirurgia e como tal deve ser tratada com toda a sua importância e relevância e isso não se faz de um dia pra noite certo? A Cirurgia Ortognática é um processo em que  se trabalha em equipe (cirurgião, ortodontista, fonoaudióloga, entre outros profissionais da área de saúde) para alcançar uma melhora em todos estes aspectos.

A palavra que melhor define todo este processo que envolve a Cirurgia Ortognática é “trabalhoso”. A cirurgia não dói como se imagina. A alimentação não é tão difícil. Porém, trata-se de um processo longo em que é preciso dedicação para alcançar o melhor possível.

Esta cirurgia traz muita satisfação tanto para o cirurgião quanto para o paciente, pois os maxilares têm uma parte muito importante no aspecto psicossocial do paciente.

Ah, outra questão bem importante: A adaptação à nova face demora cerca de 3 meses. Em geral, após este período, os pacientes que trocam sua face antiga pela nova que gostariam de ter, passam a ser também novas pessoas, mais felizes. E isso é a beleza da Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial.

Bacana né meninas?!? Fico feliz aqui só de ver esses antes e depois de vários pacientes. Fiz uma copilação de alguns pacientes da Clínica Orto & Arte e outros que achei na blogosfera pra vocês verem o quanto é imensa a diferença pós cirurgia. Sério, deve ser uma mudança e tanto na vida de quem a faz, não acham?

cirurgia ortognatica

E ai meninas, o que acharam do Diário Odontológico de hoje hein? Se você ficou interessada na Cirurgia e quer saber mais, quer marcar uma consulta com a Dra. Fernanda Boing da Orto & Arte ou mesmo quer saber sobre outros procedimentos da clínica é só mandar um whatss ou ligar pra (47) 8886 6666. Super recomendo a O&A e

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho