Dicas da Mi
17/04/2018
0 Comentários

Organizando seu tempo em 10 dicas

Taí uma coisa que depois que passei a “trabalhar” mudou 90% de forma mais produtiva meu dia: organizar o meu tempo.

Por exemplo, eu achava que sabia usar uma agenda – ledo engano né dona Michele – mas foi com a ajuda da Cintia Raulino (lembram que já falei sobre o trabalho com ela aqui? Recomendo viu gente!), que soube o que era trabalhar a favor de mim, inclusive tomando notas do meu dia a dia. E saber fazer isso, não é só bacana não meninas, é qualidade de vida. Acreditem!

Minha rotina por aqui, está menos “atarefada” como no Brasil, até porque direcionei o meu trabalho para um outro lugar, mas apesar de haver dias em que não paro, há outros que fico mais livre. E é aí que o perigo mora, ahaha. Como fazer para não ficar horas mexendo no celular enquanto poderia estar fazendo algo mais relevante pra mim do que ver o que as pessoas estão fazendo no instagram?

Como não posso levar a Cintia pra todos os lugares do mundo (mas ei, vou adorar se tu quiser me visitar tá?), e como nem todo tem como fazer um trabalho com uma coach, achei que seria legal repassar essas dicas que recebi há um tempo atrás e que tem me ajudado (e muito!) por aqui, do Marco Tulio Costa (coach e professor da Fundação Getúlio Vargas nas áreas de Empreendedorismo, Programação Neurolinguística, Gestão de pessoas, Liderança, Comunicação, Negociação e Estratégia de Empresas). Ufa, será que é bom? =)

 

Dez dicas para organização do tempo:

Um dos principais desafios é saber como gerenciar a nossa mente e, o primeiro passo para que isso aconteça, é entender que há uma diferença entre expectativa e meta.

Costumo dizer que uma meta é uma” expectativa com pernas”, ou seja, ela impulsiona e te leva para onde você quiser, porém, essa caminhada deve ter passos específicos. Só assim, atingimos o objetivo esperado.

Um dos primeiros pontos para gerenciar melhor seu tempo é definir metas e estabelecer uma linha do tempo, ou seja, estipular o que deve acontecer em cada mês até o final do ano.

Dica 1: Toda meta deve responder as seguintes perguntas:

É possível no período de tempo determinado?

É relevante para você?

É específica? ( O que e como fazer? )

É mensurável? ( Quanto)

Tem ação imediata? ( Qual o primeiro passo?).

Dica 2: O estado desejado desta meta deve ser algo grandioso. Imagine como se tivesse atingido esta meta. Quem estará com você? Quais imagens, sons e sensações você percebe neste exercício mental?

Dica 3: Aproveite cada momento do seu tempo. Se por exemplo, ocorrer um atraso na reunião com sua equipe, limpe sua caixa de e-mails ou coloque em dia alguma leitura que você precise fazer. Maximize a utilização do seu tempo.

Dica 4: Tudo na vida tem início, meio e fim. Existe algo na sua vida que você precisa” matar” antes que a vida determine o fim? Muitas pessoas perdem tempo com situações que não valem mais a pena. Fica a dica

Dica 5: Tentar fazer tudo e ser tudo vai te exaurir! Faça bloqueios de tempo para seu descanso. Muitas vezes, bloquear dez minutos do seu tempo pode te dar mais impulso e até ideias novas.

Dica 6: Existe alguma coisa que você está fazendo que outra pessoa poderia fazer para te liberar tempo? Delegue sempre que possível.

Dica 7: A preocupação é um desperdício de tempo. Viva o momento presente. Quando estiver cansado, feche os olhos. Quanto tiver fome, coma pão. A questão é: Com o que você se ocupa ao invés de preocupar-se?

Dica 8: Desista de reclamar das coisas e das pessoas. Gaste seu tempo produzindo coisas novas. Use lista de prioridades, organize sua mesa de trabalho e faça coisas pela sua ordem de importância.

Dica 9: Tome nota por escrito e responda as seguintes perguntas:

Qual o problema?

Quais são as causas do problema?

Quais são as possíveis soluções?

Qual a melhor solução?

Dica 10: Tenha uma conversa de cada vez. O trabalho, relacionamentos e vida são bem-sucedidos ou fracassam dependendo das nossas conversas.

Pense sempre no seguinte: “Como passamos nossos dias é como passamos as nossas vidas”.

Processed with VSCO with c7 preset

E ai meninas? Gostaram das dicas? Sei que nem sempre conseguimos trabalhar todos os pontos de uma vez não é mesmo? Mas pra tudo se existe um começo, e se você não consegue nesse primeiro momento todas as 10, tente 3, ou 4. O importante é não esquecermos do principal: nós mesmos e nossa qualidade de vida. =)

 

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho