Monalisa de Batom
27/03/2012
0 Comentários

A verdadeira arte do Tai Chi Chuan

Sou super parceira do pessoal do Espaço Ativo, tanto o é, que vivo lá =). Mas nunca tinha tido o prazer de conhecer a arte do Tai Chi Chuan, ministrado pelo querido Adão Oliveira, que também é responsável por uma turma do yoga. E na semana passada, a Dani me convidou pra um bate-papo super bacana com ele, e assim sucessivamente conhecer um pouquinho dessa técnica chinesa. Nossa gente, me surpreendi viu? Não imaginava que era tão bacana. Aliás, uma das primeiras perguntas que eu fiz ao Adão e que acho importante saber antes de mais nada (a carater de conhecimento mesmo) é: qual a diferença entre o yoga e o Tai Chi Chuan. E pergunto isso porque muita gente (inclusive eu, confunde muita coisa uma com a outra).

E assim ó gente, o Yoga baseia-se num conjunto de posturas (asanas) que pemitem que a energia se focalize num determinado chakra. É mais parado e é uma técnica indiana. Já o Tai Chi Chuan (como eu disse anteriormente, técnica chinesa) é uma arte em movimento, pois baseia-se no principio do Tao, e do movimento constante do Yin-Yang. O Tai Chi é uma sequência de movimentos, realizados ao ritmo da inspiração/expiração e que nos faz viver em harmonia com o Tao. Bacana né gente?

Depois que eu soube a diferença de cada um – e antes de ver o Adão fazer alguns dos movimentos , que por sinal são super bonitos e exigem concentração (e muita coordenação motora. Achei que era mega fácil, mas não é não gente), conversamos um pouquinho sobre essa arte e descobri muitas coisas interessantes, que não só rendiam um mega post, como ajudaria (e muito!) várias de vocês leitoras que querem cuidar da saúde mas nem sempre gostam de pegar pesado na academia. Pois é gente, além de trabalhar o nosso interior, trabalha muito nosso exterior. E não tem coisa melhor né? Trabalhar o corpo e a mente em um momento só. Pra vocês terem uma ideia o Tai Chi Chuan é uma arte marcial “nei chia” (interna), a qual é conhecida pelos benefícios para a saúde e longevidade. Conhecido também como uma arte de estilo suave e aplicada como relaxante mais completo possvível da musculatura, ele distingue-se na sua teoria e aplicação das artes marciais de estilo duro, que nesse caso usa um grau de tensão dos músculos. Outro ponto super legal dessa arte é que em suas aulas é ensinado aos alunos a terem consciência do seu próprio equilíbrio.

Segundo o Adão, uma grande vantagem de praticar o Tai Chi Chuan é que ele ajuda no desenvolvimento do estado de atenção, concentração, correção de postura, ajuda a respirar corretamente, relaxar a musculatura, equilibrar-se interiormente, melhora a qualidade de vida, a auto-estima e também ajuda no raciocínio claro e rápido. Ufa!!! Quanta coisa bacana hein?

Pra quem pensa em procurar o Tai Chi Chuan por conta do resultado físico (além do emocional) é legal dizer que ele trabalha toda a parte do corpo da cintura pra baixo, então significa: pernas torneadas (mas não de forma exagerada) e tanquinho sarado. =).

Além disso, ele me passou um site super bacana que ensina bastante sobre o T.C.C. e eu achei algo bem interessante que gostaria de dividir com vocês, os oito maiores benefícios dessa arte, eis aqui eles:

1 – O Tai Chi Chuan é uma verdadeira fonte de juventude. Ele ativa os hormônios da juventude, fortalece o coração, coloca em ordem suas funções orgânicas, refina os reflexos e equilíbrio e ajuda a afastar os sinais da idade. E para o seu humor? É como abrir uma janela num quarto abafado – um grande alívio!!

2 – Para aqueles que detestam exercícios e para qualquer pessoa cujas juntas e coração não podem exercer movimentos extenuantes, o Tai Chi é perfeito.

3 – Ele é ótimo para a saúde do coração, pois equivalente a uma caminhada de 4 quilômetros.

4 – Ainda dá energia e  equilibra a pressão sanguínea: As técnicas respiratórias reduzem o estresse e diminuem a frequência cardíaca.

5 – Aumenta a capacidade de concentração e exercita a memória, aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.

6 – Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis. Os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações.

7 – Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes.

8 – Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos revigoram os músculos, aumentando o fluxo sanguíneo.

Depois de tudo isso, não bateu uma vontade imensa de no mínimo experimentar essa arte? Vale a pena ne gente?!?

Quem quiser marcar uma aulinha experimental com o Adão ou quiser saber mais sobre o Tai Chi Chuan ou sobre algum procedimento feito pelo Espaço Ativo, pode entrar em contato com o pessoal pelo telefone (47) 30552445.

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho