Monalisa de Batom
31/08/2016
0 Comentários

Diário Odontológico: Implantes Dentários

Não gente, no momento não estou fazendo implante de nenhum dentinho novo não, mas achei que era um assunto super bacana pra falar aqui no blog. E como este mês não fiz nenhum procedimento em especial (tem meses que é apenas a manutenção do invisalign) eu queria ter um material legal e que fosse de utilidade pública aqui pra vocês. Daí que vi na Revista Nossa uma matéria muito legal  – feita com os profissionais da Orto & Arte – sobre os implantes dentários e pensei: é isso!

Vocês sabiam que essa é uma das áreas de tratamentos mais procuradas no consultório? Pois é, e diferente de antigamente há cada vez mais modernidade e tecnologia na hora de implantar um dente. Ou seja, os implantes dentários já podem ser instalados de uma forma menos traumática e com menor risco possível ao paciente.

Quem não leu a matéria que fizeram com o Dr.Dilgenio Tiburski Jr. (que inclusive foi quem fez a cirurgia de mini implantes em mim e que faz a maioria das cirurgias grandes na Orto & Arte ) na revista vai poder ver aqui o que ele comenta sobre esse tratamento.

Profissional especializado e doutorando no assunto, o Dr. Dilgenio Tiburski Jr. conta que a cirurgia guiada é realizada, primeiramente, no computador a partir de uma tomografia tridimensional da arcada dentária do paciente. Em seguida, as imagens da tomografia computadorizada (TC) são manipuladas em um software específico que permite o planejamento minucioso da cirurgia em 3 dimensões (3D).

Desta forma, ele pode planejar e instalar os implantes dentários de uma forma virtual, escolhendo a posição e inclinação mais adequada de cada implante, bem como a quantidade de implantes a serem utilizados, levando em consideração as restrições anatômicas do paciente.

Além disso, este sistema permite a confecção de um guia cirúrgico de alta precisão (cópia em escala real da região anatômica escolhida), que tem por objetivo permitir a instalação dos implantes dentários sem cortes na gengiva do paciente. Este guia indica ao cirurgião-dentista o local e a inclinação exata onde os implantes devem ser instalados. Ainda, em algumas situações, a instalação da prótese pode ser imediata. Sabendo, previamente, onde os implantes serão instalados, a prótese pode ser confeccionada antes e instalada no mesmo dia.

Mas prestem atenção gente, pois nem todos os pacientes podem fazer a cirurgia guiada. Somente aqueles que apresentem condições ósseas satisfatórias (espessura e altura) para a instalação dos implantes. Aqueles que apresentarem perda óssea precisam passar, previamente, por uma cirurgia de enxerto ósseo. Este procedimento de enxertia óssea pode ser com osso do próprio paciente (enxerto autógeno – retirado da mandíbula, crista ilíaca ou calota craniana) ou com osso do Banco de Ossos Humano.

Na Orto & Arte trabalha-se com o implante suíço – cuja reabilitação ocorre em até 21 dias – e o processo de cirurgia é sem retalhos. “A pessoa não sente dor. É tudo feito com anestesia e o paciente sai do consultório pronto para retomar sua rotina”, destaca.

Dr. Dilgenio explica que “antigamente, quando a pessoa sentia uma dor, a opção era logo pela extração. Hoje cuidamos o máximo para manter os dentes em boca e reestabelecer a função mastigatória.”

Bacana não é gente? Pena que nossos avós/bisavós não puderam se prevalecer desses avanços tecnológicos na época deles. Quantos dentinhos foram perdidos num passado. Um salve para os nossos dentistas que procuram cada vez mais se especializar e criar maneiras de melhorar ainda mais os tratamentos, as tecnologias. 

Mas assim ó, lembrando que cada caso é um caso então é de extrema importância que vocês marquem uma consulta primeiro para o dentista fazer uma avaliação. E uma das coisas que eu adoro na Orto e Arte (yep, foi fazer mershan mesmo porque foi algo que me chamou a atenção e eu levei muito em consideração na hora de fazer todos os meus tratamentos dentários com eles), é que eles fazem uma consulta completa com vários tipos de exames e avaliações. E eu gosto disso, dessa veracidade em cada tratamento que fiz ou farei. E uma das dicas que posso dar pra vocês é: lembrem-se que é o corpo/saúde de vocês que está em jogo então nunca trabalhem a favor apenas do “investimento/dinheiro” ok? A escolha do profissional certo é de extrema importância. E eu recomendo mesmo meus dentistas. Já faz um ano que estou fazendo meus tratamentos lá e foi a melhor escolha que tive. Vejo meu desenvolvimento odontológico de um ano pra cá e só tenho a agradecer e sorrir (hehehe, precisava). Super recomendo mesmo!

diario odontológico

E ai, gostou e quer saber mais sobre implantes dentários ou outro procedimento na Orto e Arte? É só ligar ou mandar whatss pro (47) 8886 6666. Sigam eles no snap (ortoearte) e no insta (ortoearte) que diariamente tem várias novidades e fotos super bacanas. =)

Ah, e vale a pena entrar no site deles também viu gente: www.ortoearte.com.br 

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho