Monalisa de Batom
30/05/2014
0 Comentários

Enogastronomia na Gastronomia Itinerante

Hi Girls, a partir de hoje, todas as sextas feiras, dividiremos com o MB dicas de harmonizações, receitas e muito mais para deixar seu fim de semana mais saboroso.

 

A Gastronomia há pelo menos 20 anos tornou-se o foco de muitas pessoas, tanto para as que desejam trabalhar no ramo como para aquelas que apenas querem aprimorar suas refeições, deixando-as mais atraentes e refinadas. Muitos querem aprender a cozinhar apenas por hobby, outros para reproduzir para amigos e familiares nos finais de semana e em eventos festivos. Foi pensando nisso que criamos o Projeto Gastronomia Itinerante.
Viajamos levando a Enogastronomia através de aulas e também realizamos eventos e jantares harmonizados além de consultorias e treinamentos em estabelecimentos.

 

O projeto foi criado pelo Chef de Cozinha e Professor de Gastronomia Alexandre Ehlert, formado em Gastronomia na Itália e também no Brasil, e pela Sommelier e Professora de Vinhos Paula Scaburi com estágios nas mais premiadas Vinícolas Alemãs e há oito anos trabalhando no ramo de venda de vinhos. O Projeto é situado em Jaraguá do Sul, mas, como o próprio nome já diz, somos itinerantes e em qualquer momento podemos estar em qualquer lugar!

 

Sempre presente em uma boa refeição, o vinho há séculos é um clássico acompanhamento e merecedor de ensino nas escolas de gastronomia com os cursos de Sommelier e em Faculdades de Enologia. O Sommelier é o profissional especializado no conhecimento dos vinhos, cervejas e outras bebidas e também no serviço relacionado aos mesmos como elaboração de cartas e no auxílio em harmonizações. 

 

O Enólogo (Eno=vinho logo=conhecimento) é o especialista nas técnicas de vinificação e produção de vinhos.

 

A arte de harmonizar os vinhos com os alimentos em uma mesma refeição é chamada de Enogastronomia, a junção da Enologia com a Gastronomia. O vinho é harmonizado com o alimento para melhor apreciá-lo e a harmonização pode ser feita por semelhança ou contraste.Harmonizações envolvem fatores pessoais, mas há algumas leis estabelecidas por experiências e pesquisas científicas que indicam regras precisas, as quais devem ser seguidas para a apreciação plena de todos os sabores envolvidos.

 

Fiquem ligadas que na próxima sexta teremos dicas!!

 

 

Chef Alexandre Ehlert e Sommelier Paula Scaburi


 

 

Email: contato@gastronomiaitinerante.com – (47) 96999330 (47) 97416387

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho