Monalisa de Batom
17/10/2014
0 Comentários

Ceviche Peruano na Gastronomia Itinerante

                                                               Ceviche Peruano

Uma ótima opção para ser degustado com a chegada do calor e acompanhado de um bom Vinho Branco, é o Ceviche Peruano.

Muito popular na América Latina, principalmente no Peru. Este é um prato baseado em Peixe cru marinado em suco de limão. O áciso do limão “cozinha” a carne do peixe, tornando-a firme e opaca. O peixe a ser usado deve ser fresco, de carne branca, a Tilápia por exemplo. Há um peixe chamado Batata que fica excelente nesta receita e pães para acompanhamento são perfeitos.

DSC_0365

Ingredientes:

300g de Peixe Branco Fresco em Fatias Finas

150g de Milho em Conserva

1/2 Cebola Roxa em Fatias Finas

Suco de 4 Limões

1/2 Pimenta Dedo de Moça

Folhas de Coentro

Fatie a cebola finamente e coloque em um recipiente com gelo e água antes de usar. Isso irá dar mais crocância à cebola e não ficará um gosto forte de cebola crua. Retire as sementes da pimenta antes de fatiar em rodelas.

Em um recipiente, esprema os limões e coloque as fatias finas de peixe. Deixe marinar por 20 – 30 minutos. Retire metade do suco de limão da marinada. Tempere o peixe com sal e misture os outros ingredientes. Sirva em um prato e finalize com pimenta do reino por cima.

Coentro

Ou ame ou odeie! Confundido em aparência com a salsinha, o coentro sempre vem com as raízes. Tem um aroma muito característico e é usado bastante na cozinha Brasileira e também na cozinha Tailandesa. Suas sementes misturadas com pimenta preta e moído na hora tem um perfume delicioso. Suas raízes moídas com alho e gengibre formam uma base de cozinha Tailandesa divina. Suas folhas, além de lindas para decoração dão um sabor excelente em pratos com peixes. Como disse antes, ou ame ou odeie! Eu amo!

O Ceviche não é um prato dos mais amigáveis com os vinhos. Sem dúvidas, um vinho branco de uma região climaticamente fresca – de maneira que o vinho tenha uma acidez intensa e que não tenha tido estágio em barricas para poder ter a frutuosidade e os aromas e sabores primários (da uva) como protagonistas. Que seja de uma safra recente,ou seja, um vinho jovem. O Sauvignon Blanc fará muito bem a vez, o frescor do peixe como do vinho, o sabor do limão do ceviche se integra maravilhosamente com os aromas e sabores cítricos do vinho.

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho