Coq au Vin
Clássico da Gastronomia Francesa, o Coq au Vin que traduzido é Galo ao Vinho, é uma receita simples onde podemos substituir o Galo por Galinha Caipira ou até mesmo coxas e sobrecoxas de Frango. Diz a lenda que o prato surgiu em meio à guerra entre Gauleses e Romanos quando o Exército de Julio César recebeu um Galo de briga durante um cerco à uma aldeia e o mesmo convidou os moradores desta aldeia para um jantar com o Galo feito no vinho daquela região.
Ingredientes:
1 Galo cortado em pedaços
300g de Bacon em Tiras
300g de Batatas Bolinha com Casca
300g de Mini Cenoura
300g de Mini Cebola
5 Dentes de Alho com Casca
1 Litro de Caldo de Galinha Caseiro
500ml de Vinho Tinto Seco
Ramos de Tomilho e Alecrim Frescos
Em uma forma, asse o Galo por 30 minutos à 200º. Isso irá retirar o excesso de gordura e dourar a pele. Frite o bacon na frigideira e jogue a gordura. Coloque os pedaços de carne junto, os ramos de tomilho e alecrim, os alhos, o caldo de galinha e o vinho e tempere com sal e pimenta. Cozinhe em fogo bem baixo por uma hora com a frigideira tampada. Pré cozinhe a batata. Coloque junto com a cebola e a cenoura e cozinhe por mais meia hora sem tampa. Um bom acompanhamento além dos legumes pode ser o Tagliatelle.
Falar em harmonização de um ícone da gastronomia francesa sem sugerir um dos vinhos mais emblemáticos do País seria no mínimo injusto. Sempre que caio em pratos clássicos de um País com larga tradição Enogastronômica, procuro um vinho regional, aquele que, durante anos ou séculos, venceu os seus competidores ao lado daquela preparação culinária. Não é à toa que os vinhos de uma determinada região vão tão bem com a sua cozinha. Neste caso, os Pinot fazem bonito. Por seu melhor equilíbrio, maior elegância e perfil aromático, escolher um Borgonha será um casamento perfeito.