Monalisa de Batom
03/10/2014
0 Comentários

Mamma Mia! Gastronomia Italiana!

Faça uma pergunta aos seus amigos: Qual comida você mais gosta?
A infinidade de respostas que receberá pode comprovar uma suposição há muito dita: gosto não se discute. Certamente encontrará um número muito grande de pessoas que apontam o macarrão ou a pizza como “prato número um”. Hoje em dia a comida italiana é uma das mais apreciadas no Brasil e no mundo inteiro.

Mas não é certamente só de massa que os italianos vivem. Seria, aliás, um pecado simplificar a extensa e tradicionalíssima gastronomia italiana nessas duas famosas preparações.
A Itália à mesa é plural. Tem identidade sim, mas é complexa e cheia de sabores e surpresas.
A ilustre pizza origina-se da região sul, especificamente da província de Napoli. Também famosa é a mozzarella, queijo fresco e macio proveniente do leite de búfalas, criadas na região da Campânia.

Mesa-de-antepastos2

Uma característica comum na região norte é a utilização maior da manteiga, do arroz e de massas recheadas. Os embutidos e queijos nas diversas regiões setentrionais também são variados e de alta qualidade. O risotto é um dos mais famosos pratos do norte da Itália, assim como o bollito misto, o carpaccio, o panettone e o ossobucco.

Talvez o maior segredo da culinária italiana não esteja somente nas preparações gastronômicas, mas sim na forma que os italianos encaram a comida e o ato de comer. Alimentar-se vai além do fisiológico, requer tempo, boas companhias e prazer. Foi assim que surgiu na Itália, na década de oitenta, o movimento Slow Food, que prega o retorno a valores simples, mas ricos e importantes como se alimentar de produtos saudáveis, frescos, com tempo para desfrutar o alimento e as companhias em torno da mesa.

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho