Monalisa de Batom
11/07/2014
0 Comentários

Rigatoni ao Molho Sugo e Músculo na Gastronomia Itinerante

 

Rigatoni ao Molho Sugo e Músculo

 

 

Hoje vou ensinar a fazer o Molho Sugo. Molho de tomates muito saboroso e que pode ser usado em várias outras preparações. Diferente de um molho de tomates normal, neste molho é usado músculo com ou sem osso (ossobuco) e bacon para aumentar o sabor. No final, esta carne pode ser utilizada no próprio molho para servir.

 

Com certeza esta pode ser a receita ideal para um almoço clássico em família aos domingos. 

 

Ingredientes

 

400g de Músculo em Cubos

 

100g de Bacon em Fatias

 

3kg de Tomate Rasteiro com pele e sem semente

 

3 Cebolas Picadas

 

3 Cenouras em cubos

 

5 Dentes de Alho

 

3 Litro de Água

 

1 Lata de Extrato de Tomate

 

Folhas de Manjericão

 

1 Pacote de Rigatoni

 

Receita

 

Doure bem, em um pouco de óleo, o músculo em cubos e o bacon. Adicione a cebola e a cenoura em cubos e deixe dourar junto com a carne. Adicione o extrato de tomate, mexa bem e depois os dentes de alho. Coloque os três litros de água na panela e em seguida os tomates cortados ao meio e sem as sementes. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo mexendo de vez em quando por uma hora e meia e mais uma hora com a panela destampada sempre mexendo.

 

Após dar o tempo de cozimento, retire a carne da panela e use um mixer para processar o molho. Até este ponto, temos o Molho ao Sugo. Tempere com sal e pimenta e volte a carne para a panela. Acrescente o manjericão e sirva com a massa cozida al dente.

 

 

O vinho escolhido para harmonizar com este prato é o Chianti. “Chianti Clássico” é a zona de denominação de origem do Chianti, região que se situa no centro da Toscana, na Itália, e onde são produzidos os mais tradicionais vinhos italianos com as uvas Sangiovese. Este vinho quando é jovem, bebe-se facilmente graças ao seu gosto fresco e equilibrado, com aromas que recordam frutas selvagens. É um vinho gastronômico ideal para acompanhar massas com molhos vermelhos, um medalhão de filé mignon, bem como queijos como o grana padano. A temperatura de serviço é 18oC.

 

                        

 

                                           Fotos: Alexandre Ehlert

TV Monalisa // Inscreva-se!
Instagram // @micamacho