Apesar das inúmeras opções, escolher uma taça não é apenas uma questão estética. Podemos comparar uma taça com a roupa que você escolhe: para cada corpo existe a opção certa, que valoriza o que mais lhe agrada. Com o vinho funciona do mesmo jeito, a taça certa ajuda a conduzir o vinho para a boca e para o nariz, realçando algumas características como a cor, aroma e sabor.
A variedade de taças é muito grande, mas separamos quatro modelos que consideramos básicos!
Bordeaux
Apresenta características que favorecem uvas tintas como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Tannat, entre outras. Possui bojo grande e borda mais estreita, concentrando os aromas.
Borgonha
O formato de balão permite que o vinho aproveite melhor o nariz, faz com que o aroma se libere mais facilmente. Ideal para uvas Pinot Noir, Nebbiolo, Amarone, entre outros.
Para vinho branco
Como o vinho branco é consumido em temperaturas mais baixas, seu tipo ideal de taça é um modelo menor, para que o vinho não esquente rapidamente com a temperatura ambiente.
Flute
Uma taça fina, alta e elegante, perfeita para espumantes. Seu formato ajuda a manter a efervescência da bebida e preservar por mais tempo seu sabor.