Risotto de Funghi Secch
Eis aqui um prato que há algum tempo faz sucesso em nossas mesas e é sempre muito falado. Eu mesmo o tenho feito com frequência, adoro e tenho algumas dicas antes de irmos para a receita.
O Funghi Secchi é o cogumelo seco. O mais conhecido dentre os cogumelos secos é o Italiano Porcini, o rei dos cogumelos. Em restaurantes, em geral não é tão comum achá-lo. O mais comum é o cogumelo chileno.
Este cogumelo deve ser muito bem lavado, pelo menos quatro vezes. Proceda da seguinte forma: corte o cogumelo em pedaços menores e coloque em uma vasilha com água. Não precisa ser quente. Deixe por meia hora e escorra. Repita a operação mais três vezes. O cogumelo irá se reidratar e liberar aquela água escura com terra e areia. A água da última hidratação pode ser guardada caso queira um Risotto um pouco mais escuro.
Originário da Itália, o Risotto é um prato internacionalmente conhecido. É feito com diferentes tipos de arroz Italiano, carnaroli, arbório, vialone nano e etc, nunca com o nosso arroz branco.
Os ingredientes essenciais de um Risotto são vinho branco seco, arroz, cebola, queijo parmesão ralado, manteiga e um bom caldo de legumes.
Caldo de Legumes: dois litros de água, 2 tomates cortados em quatro, duas cenouras com casca cortadas, duas cebolas cortadas em quatro, um talo (parte branca) de alho poró e talos de salsinha. Cozinhe por uma hora em fogo baixo e peneire.
INGREDIENTES PARA QUATRO PESSOAS
1.5 Litro de Caldo de Legumes
350g de Arroz Arbório
150g de Funghi Secchi
150ml de Vinho Branco Seco
1 Cebola Pequena Picada
100g de Manteiga em Cubos
150g de Parmesão Ralado
Óleo de Soja q.b.
Sal e Pimenta
Aqueça o caldo de legumes. Em outra panela, refogue em um pouco de óleo e manteiga a cebola. Esprema com as mãos o Funghi Secchi e acrescente na panela. Refogue bem. Adicione o vinho branco seco e deixe evaporar. Coloque o arroz, misture bem e adicione aos poucos o caldo de legumes quente. O tempo de cozimento é entre 15 e 18 minutos. Na metade do tempo tempere com sal e pimenta.
Quando o arroz estiver cozido, al dente, desligue o fogo. O termo al dente é quando o arroz esta cozido mas apresenta certa resistência ao morder. É o mesmo para massas.
Depois de desligar o fogo, coloque o parmesão ralado e a manteiga em cubos. Misture vigorosamente para dar brilho e cremosidade ao Risotto.
O Risotto Funghi é um ótimo acompanhamento de carnes vermelhas grelhadas como Medalhão de Mignon, Alcatra, Entrecot. Nossa dica de harmonização para completar essa delicia é um dos nossos vinhos preferidos, Barbaresco. Um clássico italiano composto da uva Nebbiolo.
A Nebbiolo é uma uva nobre, de personalidade forte e raramente se adapta em qualquer terroirs. Exibe resultados excelentes e diferentes dependendo de onde e como é cultivada. Sua produção está concentrada no noroeste da Itália, no Piemonte e em Lombardia, destacando-se expressivamente a primeira região. Fora do país, muitos produtores aventuram-se na sua produção, mas nem todas as tentativas são bem sucedidas.
O Barbaresco, tem riqueza aromática, sabores persistentes e são macios e delicados na boca.